Marketing Hoteleiro: Utilizando todo potencial da internet

Marketing Hoteleiro

O que é Marketing Digital

Marketing digital é nome dado as ações de um empresa com objetivo de expandir sua marca, criar relacionamentos e vender seus produtos ou serviços utilizando todo potencial que a internet oferece.

A evolução da comunicação através da internet gerou uma imensidão de conteúdo e acesso instantâneo a qualquer tipo de informação.

Não utilizar a internet de forma correta dentro de sua estratégia de marketing poderá deixar grandes lacunas inexploradas ou dominadas por outras empresas do setor, e tenha certeza: seus concorrentes estão conectados.

No marketing digital estar atento as constantes atualizações do mercado resulta em grandes possibilidades de expansão, aquisição e fidelização de clientes.

No Brasil são 102 milhões de usuários que utilizam a internet, representando 58% da população do país. Esse número tem crescido a cada ano, principalmente pela consolidação do smartphone como principal meio de acesso a internet. É difícil encontrar alguém que não possui um perfil no Facebook ou utilize o aplicativo de mensagens Whatsapp em seu dia-a-dia.

Diferença do Marketing Tradicional e Marketing Digital

Em 2016 o comércio através da internet teve um crescimento de 5,2% comparado a 2015 e uma arrecadação de R$ 19,6 bilhões. As mídias tradicionais como rádio, TV, jornais e revistas tem ficado em segundo plano no cotidiano do mundo atual. Vídeos no Youtube tem ocupado o lugar da programação de canal aberto das TV, as informações estão disponíveis em blogs e atualizadas com um piscar de olhos no Twitter. O marketing mudou e tem gerado espaço para que pequenas e médias empresas conquistem seu espaço.

Características importantes do Marketing Digital

Diferente das mídias tradicionais, não será necessário investimentos altos para alcançar seus objetivos. Grande parte dos canais de divulgação utilizados no marketing digital oferecerem módulos gratuitos e formas de investimento de baixo custo, oferecendo a opção de realizar testes, analisando assim os relatórios de resultados e avaliando o retorno sobre seu investimento.

Segmentação

Encontrar seu público alvo não será difícil na internet. Você já se perguntou porque as ferramentas mais utilizadas na internet como Facebook, LinkedIn, Google e WhatsApp são gratuitas ? A resposta é: Dados! Através de dados de seus usuários como localização, interesse, habilidades e milhares de outros fatores importantes, campanhas segmentadas podem ser realizadas atingindo exatamente quem procura por seu produto ou serviço no momento propício para venda.

Mensuração

Algo que faz do Marketing Digital especial é a mensuração dos resultados. Praticamente tudo pode ser mensurado através de ferramentas como Google Analytics e seus relatórios de resultados.

Baixo investimento

No marketing digital testar faz parte do processo. Diferente das mídias tradicionais onde um teste de vinculação de anúncio em um revista pode chegar a 5 dígitos sem garantir o retorno sobre o investimento, no marketing digital com baixo investimento você conseguirá identificar oportunidades de divulgação e analisar os resultados de suas vendas.

Marketing digital para Hotéis e Pousadas

O Marketing digital ainda é pouco explorado pela hotelaria no Brasil, principalmente por hotéis independentes que não possuem influência do mercado internacional que tem trabalhado frente a frente as OTA’s na aquisição de reservas.

No Brasil assistimos poucas redes de hotéis e alguns resorts realizando trabalhos de níveis excelentes com marketing digital hoteleiro.

Nos últimos anos a hotelaria no brasil tem adotado como cultura a terceirização indireta do marketing do seu hotel através de seus parceiros como OTA’s e operadoras. Parcerias essas que são necessárias para expandir a divulgação de seu hotel mas que por outro lado prejudicam a evolução das reservas diretas em seus canais oficiais.

As comissões para seus parceiros podem chegar a mais de 30% do valor da tarifa de venda, gerando um impacto negativo em seu faturamento e enfraquecendo suas vendas diretas.

Jornada de compra do turista online

Marketing digital para hotéis não se limita a possuir ferramentas como motor de reserva, web site ou gestor de canais de vendas. O conhecimento para administrar tais ferramentas, a criatividade e a atenção à rápida evolução do mercado digital possibilita o hotel se destacar em um cenário de resultados incríveis.

O Marketing Digital para hotéis estuda as ações que o usuário realizada no processo de reserva de um hotel. Existem etapas importantes no processo de realização de uma reserva através da internet, nós chamamos essas etapas de “micro momentos”.

Existem 4 micro momentos no marketing digital para hotéis que são importantes serem trabalhadas em seu projeto:

  • Sonhando (Usuário pesquisando uma possível viagem, mas com inúmeras objeções do destino, passeios, valores e outros)
  • Planejando (Quando o usuários já se decidiu pelo destino mas procura por acomodação)
  • Reservando (Processo de reserva de um hotel)
  • Fidelizando (Impactado por uma ótima experiência o hóspede poderá retornar e atrair novas reservas)

Intender cada micro momento nos possibilita traçar estratégias específicas em diferentes canais de divulgação sempre com o objetivo de reverter esses usuários em um futuro hóspede para seu hotel.

Criar ações que tenham impactos nos micro momentos “Sonhando” e “Planejamento” deixa o seu hotel mais próximo de conquistar uma nova reserva através da internet.

É através da internet que o hóspede tem o primeiro contato com o hotel. Seu posicionamento, design e conteúdo, tem grande impacto no processo de decisão de reserva.

A mesma intensidade na busca de melhorar a experiência do hóspede dentro do hotel deve ser usada no primeiro contato do hóspede através dos canais oficiais de divulgação.

Diferente da era tradicional do marketing, onde a informações era disponibilizada pela própria empresa, a web 2.0 é formada por milhões de usuários disposto a detalhar suas experiências e ajudar outros usuários através de inúmeros sites como Facebook, TripAdvisor, Blogs, Fóruns, Google meu negócios e outras milhares de ferramentas que nascem todos os dias.

Quando o hotel possui um ótimo serviço e uma excelente experiência envolvendo o hóspede, trabalhar o processo de fidelização do cliente utilizando as ferramentas online disponíveis produz grande impacto na autoridade do hotel e confiança de outros usuários para realizarem suas reservas, gerando assim novas vendas online.

O Marketing Digital é algo que não deve ficar de fora de seu planejamento de aquisição de novas reservas, o conhecimento e utilização das ferramentas necessárias levará seu hotel a um infinito processo de inovação e conquista do espaço digital.

A Reprotel auxilia hotéis independentes a conquistarem autoridade na internet desenvolvendo todo seu potencial nos canais de venda online. Agende sua reunião.

Sobre o autor: